AMILÁCEOS (cereais, tubéculos e raízes): Coma diariamente seis porções de componentes deste grupo, principais fontes de energia na maioria das refeições.
|
O nome amiláceos vem do principal nutriente que compõe esse grupo de alimentos: o amido. Os amiláceos são alimentos base da alimentação humana. Dentre os cereais, o milho, o trigo e o arroz são os mais consumidos no mundo, sendo alimentos básicos para a maioria das pessoas do planeta. O trigo é conhecido há mais de 8.000 anos e o arroz há mais de 5.000 anos. Já o milho, é um cereal que ficou conhecido pelo mundo chamado civilizado com a descoberta das Américas, há pouco mais de 500 anos.Os tubérculos, que são caules na forma arredondada, sem folhas e sem raiz que algumas plantas desenvolvem na terra, têm suas origens principalmente nas Américas. A batata inglesa, ou batatinha, como alguns a chamam, um exemplo de tubérculo, era cultivada na América do Sul pelos Incas há pelo menos 1.000 anos.Com a vinda dos europeus para cá, a batata foi levada para a Europa e acabou se tornando o alimento básico para muitos países de lá.O cará e o inhame, outros exemplos de tubérculos, assim como a batata doce, que é uma raiz, fazem parte das hortas indígenas.
A mandioca, também uma raiz, é originária da Amazônia, sendo portanto um alimento tipicamente brasileiro, conhecida, dependendo da região, por vários nomes: aipim, macaxeira, castelinha, mandioca brava, mandioca doce, mandioca mansa, maniva, maniveira, pão-de-pobre. O povo brasileiro, infelizmente, vem abandonando hábitos saudáveis de alimentação, trocando-os, ao longo do tempo, por alimentos industrializados, submetidos a processos de conservação, que os faça durar mais tempo na prateleira dos supermercados, sem levar muito em conta a qualidade nutricional dos produtos. Deveríamos valorizar mais, consumir mais cereais, tubérculos e raízes na nossa alimentação. Como recompensa, teríamos uma saúde melhor, e, consequentemente, melhor qualidade de vida. |