Indaiatuba

Foi instituída como cidade em 19 de dezembro de 1906. Indaiatuba, em tupi-guarani, significa região coberta de indaiás, que são palmeiras de pequeno porte.

Localizado a 112 km da cidade de São Paulo, o município  possui 201.619 habitantes. Nas áreas cultivadaspredominam as culturas de cana-de-açúcar, milho, eucalipto, feijão, café e uva rústica. Já no setor econômico, prevalecem a indústria e o setor de serviços.

Entre os atrativos nas áreas de turismo e cultura, está a Colônia Helvetia, fundada por imigrantes suíços, que procura manter os costumes e realiza anualmente a Festa da Tradição.

Há também o Parque Ecológico, espaço em que são realizadas apresentações musicais e atividades esportivas.

O município abriga ainda o Centro Cultural Estação Indaiatuba, sede do Museu Ferroviário, que conta com uma locomotiva “Maria Fumaça”, que pertenceu à antiga Estrada de Ferro Ituana. O Museu Ferroviário reúne também peças do acervo histórico da ferrovia paulista, como relógios de ponto e de parede, além de parte do mobiliário da época.

Outro local que atrai visitantes é o Casarão Cultural Pau Preto, construído no início do século 19. Ele possui paredes de pau-a-pique e abriga a memória histórica de Indaiatuba. No local, são realizadas exposições, apresentações de corais, peças teatrais e outros eventos de natureza cultural.

 

Para saber mais:
http://www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php?codmun=352050#
http://www.seade.gov.br/produtos/perfil/perfilMunEstado.php
http://www.indaiatuba.sp.gov.br/
http://www.indaiatuba.sp.gov.br/cidade/historia/
http://www.promemoria.indaiatuba.sp.gov.br/

 

.: Rede-SANS Local
.: Leis Municipais

.: Conselhos
.: Indaiatuba nas Metas do Milênio
.: Dividindo Experiências
.: Planejamento das Ações do Município