ApresentaçãoAulas e TarefasCritérios de AvaliaçãoEstruturas do Curso

Aulas e Tarefas

As aulas e tarefas são as principais formas de interação dos alunos com os tutores e com a Equipe INTERANUTI. É também onde está o principal conteúdo do curso.
A cada segunda-feira serão postados, pela Equipe Interanutri, no ambiente virtual, um texto ou vídeo de aula, materiais de apoio e uma tarefa a ser desenvolvida com prazo especificado. Essas tarefas são de natureza teórica e prática ou apenas prática.
Você deverá ler primeiro o texto da aula, que equivale à “aula” propriamente dita. Em seguida você vai às tarefas: lá existem indicações de leituras adicionais e os trabalhos solicitados para a semana, que você deve postar para serem lidos, corrigidos e avaliados pelos tutores.
Os tutores deverão dar um retorno a você sobre os trabalhos entregues.

Tarefas Teóricas
As tarefas teóricas serão sempre decorrentes da leitura de um ou mais textos. Esta tarefa pode ser desenvolvida em grupo, mas deve ser individualmente registrada na plataforma virtual por todos os membros do grupo e expressar suas opiniões particulares.

Tarefa Prática
As tarefas práticas são aquelas que você irá desenvolver na prática, no seu local de trabalho, na comunidade, ou no âmbito do município. Para que os tutores e Equipe Interanutri saibam o que você realizou, você apresentará um relatório, como uma redação. Este relatório poderá conter fotos. As tarefas práticas devem ser desenvolvidas em grupo, sempre que possível. Todos os alunos devem postar a tarefa na plataforma moodle.

Tarefas em Grupo
O tamanho do grupo deve ser proporcional ao tamanho da proposta de atividade prática. Um grupo poderá ser formado por dois alunos e ou por todos os alunos inscritos em uma mesma sala do curso, desde que todos participem do trabalho.

Buscas na internet
As “buscas na internet” poderão ser solicitadas ou utilizadas por você para realizar pesquisas e auxiliar na elaboração das tarefas.

Projeto
Durante o curso você receberá orientações para o planejamento e execução de um projeto prático que deverá ser apresentado no final do curso, no segundo encontro presencial. Este projeto também deverá ser postado na plataforma, como tarefa da 15ª semana.

IMPORTANTE!

Como obter orientação para a realização das tarefas?

Ordem das ações até que a dúvida ou problema sejam sanados:

– Leia atentamente os textos de referência e as orientações para as tarefas decorrentes da leitura.

– Se você leu atentamente todas as orientações e não entendeu, discuta a proposta de atividade com outras pessoas do grupo, levantando as dúvidas e sugestões.

– Se o grupo discutiu a proposta e continua com dúvidas, consultem o tutor do grupo via internet, mandando-lhe um e-mail com suas dúvidas. [entre na plataforma moodle, clique em participantes (à esquerda), clique no nome do tutor, depois clique em mensagem, escreva a mensagem e encaminhe]

– Se o tutor não souber responder sua questão, ele deve enviar um e-mail para a equipe do Interanutri (interanutri@redesans.com.br) e depois que obter a resposta, deverá repassá-la aos alunos.

Há recursos materiais para o desenvolvimento das práticas pedagógicas?

No decorrer do curso, a tarefa que mais demandará o seu tempo é o desenvolvimento de uma atividade prática no seu ambiente de trabalho. Ao planejar essa atividade:

1º – Procure utilizar os recursos já existentes no seu local de trabalho.
2º – Busque parceiros na sua comunidade ou na cidade.
3º – Converse com o tutor do grupo quanto à disponibilidade de recursos para o projeto (ex: impressão de material, empréstimo de filmadora,

Qual o papel de cada membro do grupo de trabalho?

Os grupos serão formados pelas pessoas da sua cidade que estejam participando do curso. A proposta de atividade prática deve ser desenvolvida no seu ambiente de trabalho ou comunidade, assim os atores principais serão as pessoas que trabalham com você, os freqüentadores do seu ambiente de trabalho ou membros da comunidade.
Outros atores poderão ser envolvidos no processo, como alunos de graduação, estagiários e/ou profissionais da sua cidade. Porém, eles devem atuar como atores coadjuvantes, facilitando e contribuindo com a ação prática, “empoderando as pessoas”, NUNCA TOMANDO A FRENTE.