Itapeva deriva de Itá-peba, que em tupi-gurani significa pedra chata. Foi elevada à condição de cidade em 20 de julho de 1861. O município localiza-se a 270 km da capital do Estado de São Paulo e possui 87.753 habitantes.
Quanto à economia, no passado se sobressaíram a produção de algodão e trigo, além da extração de minérios. Hoje o setor de serviços é que se destaca em Itapeva. O município é considerado um dos polos comerciais do Sudoeste Paulista e o turismo sustentável tem se ampliado no local.
Na área de exploração animal, prevalecem a bovinocultura e a piscicultura. Já na agricultura, há predomínio de milho, soja, eucalipto, pinus e feijão.
A Prefeitura de Itapeva aponta como locais turísticos a Fazenda Pilão D’Água, que mantém vestígios da época da escravidão, entre eles casarões e senzalas; a Catedral Sant’Ana; o Memorial ao Tropeiro; a Casa da Cultura ou Casarão, que foi construída em 1881 pelos escravos; e a Capela do Carmo.
O município também conta com 45 cachoeiras – sendo algumas delas apropriadas à prática de rapel, os cânions Itanguá e Pirituba, cavernas e sítios arqueológicos, além do circuito dos orgânicos no Saltinho do Coqueiral, localizado na divisa entre os municípios de Itapeva e Guapiara.
Para saber mais:
http://www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php?codmun=352240
http://www.seade.gov.br/produtos/perfil/perfilMunEstado.php
http://www.itapeva.sp.gov.br/conheca-itapeva/turismo
http://www.turismobrasil.gov.br/promocional/destinos/I/Itapeva.html
.: Rede-SANS Local
.: Leis Municipais
.: Conselhos
.: Itapeva nas Metas do Milênio
.: Dividindo Experiências
.: Planejamento das Ações do Município