Conhecida até hoje como a capital da louça e da cerâmica, apesar da mudança em sua economia, Mauá possui 417.064 habitantes. Foi elevada à categoria de município com a denominação de Mauá em 30 de dezembro de 1953 e está distante 22 km da cidade de São Paulo.
Além de se destacar na área de serviços, atualmente conta com dois polos industriais: Capuava e Sertãozinho, e também um polo petroquímico.
Um dos atrativos turísticos do município é o Parque Municipal do Guapituba Alfredo Klinkert Jr., que possui 540 mil m². O local funciona em espaço que no passado era uma fazenda e é composto por jardins, pomares, represas e antigas moradias. Nesse parque, são realizadas atividades que visam à conscientização e educação ambiental.
A cidade também abriga o Museu Barão de Mauá. No espaço, acontecem exposições periódicas com ênfase na trajetória social e cultural da cidade. O museu possui acervos de fotos, documentos, objetos de arte, selos, moedas e vestuários.
Há ainda a mostra permanente intitulada “A arte e o trabalho da porcelana em Mauá”, que contempla elementos das fábricas de cerâmica, louça e porcelana que integraram a história da cidade.
As festas religiosas e danças típicas também integram as atividades culturais de Mauá.
Para saber mais:
http://www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php?codmun=352940
http://www.seade.gov.br/produtos/perfil/perfilMunEstado.php
http://www.maua.sp.gov.br/
.: Rede-SANS Local
.: Leis Municipais
.: Conselhos
.: Mauá nas Metas do Milênio
.: Dividindo Experiências
.: Planejamento das Ações do Município
.: Política de Segurança Alimentar e Nutricional em Mauá: base para uma população saudável