Piracicaba

Passou à categoria de cidade em 24 de abril de 1856 e, em 1877, recebeu oficialmente a denominação de Piracicaba, que em tupi-guarani significa o lugar onde o peixe pára.

O município possui 364.571 habitantes e está localizado a cerca de 160 km da cidade de São Paulo. Quanto à economia, no local predomina o setor de serviços, seguido da indústria.  

De acordo com o Levantamento Censitário das Unidades de Produção Agropecuária do Estado de São Paulo (Lupa) 2007/2008, há prevalência do cultivo de cana-de-açúcar e avicultura de corte.

Em Piracicaba encontramos várias nstituições que oferecem cursos de nível superior, entre elas a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiros (ESALQ –USP).

A Secretaria Municipal de Turismo de Piracicaba destaca como atrações turísticas a Rua do Porto que mantém a tradição ribeirinha e a história da fundação e do desenvolvimento do município. Nela está localizado o salto do Rio Piracicaba, que corta a cidade e é conhecido nacionalmente. Há ainda um zoológico municipal que abriga mais de 500 espécies de animais, o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes e o bairro do Tanquã, denominado de Pantanal Piracicabano, por possuir espécies de flora e fauna características do Pantanal.

Engenho Central, fundado em 1881, e a tradicional Festa do Divino Espírito Santo são outros marcos de Piracicaba.

 

Para saber mais:
http://www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php?codmun=353870
http://www.seade.gov.br/produtos/perfil/perfil.php
http://www.setur.piracicaba.sp.gov.br/website/

 

.: Rede-SANS Local
.: Leis Municipais

.: Conselhos – COMSEA
.: Piracicaba nas Metas do Milênio 
.: Dividindo Experiências
.: Planejamento das Ações do Município