Porto Feliz

Foi elevada à categoria de cidade em 1858. A denominação Porto Feliz se deu quando passou à freguesia, em 1797, e deve-se ao fato de lembrar a alegria de pessoas que se aventuraram em perigosas explorações e jornadas pelos sertões e conseguiam retornar às suas casas.

No município, predomina o setor de serviços, seguido pelas indústrias. Na agropecuária, prevalecem a avicultura, bovinocultura, cana-de-açúcar, milho, eucalipto, e laranja.

Entre os atrativos turísticos e culturais, a Prefeitura de Porto Feliz destaca a Igreja Matriz Nossa Senhora Mãe dos Homens, construída em estilo barroco, que conta com altar revestido com azulejos pintados, os quais retratam um pouco da história da cidade, e foram pintados pelo artista plástico italiano Bruno de Giusti. Também o Museu Histórico e Pedagógico das Monções, que possui documentos, mapas e livros sobre as monções e o município. No passado, o prédio onde está instalado esse museu, inclusive, serviu de abrigo para Dom Pedro II e Barão de Caxias.

Outro espaço é o Parque das Monções, inaugurado em 26 de Abril de 1920. No local, tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), há o Paredão Salitroso, constituído de pedra salitrosa, calcário e arenito, o Monumento às Monções e a Gruta Nossa Senhora de Lourdes. No município, ainda estão instaladas a Casa da Cultura Dona Narcisa S. Pires e a Estação das Artes.

Na área gastronômica, é tradição na cidade o prato denominado cearense, feito à base de carne de boi e feijão.

 

Para saber mais:
http://www.seade.gov.br/produtos/perfil/perfilMunEstado.php
http://www.portofeliz.sp.gov.br/
http://www.youtube.com/watch?v=IHFLduNYbVA&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=ByfYlMG9FBc&feature=related

 

.: Rede-SANS Local
.: Leis Municipais
.: Conselhos
.: Porto Feliz nas Matas do Milênio
.: Dividindo Experiências
.: Planejamento das Ações do Município