Município que está situado no nordeste do Estado de São Paulo, a 313 km da capital, e tem uma população de 604.682 habitantes. Sua elevação à vila ocorreu no dia 12 de abril de 1871 e passou à categoria de cidade em 1 de abril de 1889.
Na economia do local, destaca-se o setor de serviços. A avicultura de corte prevalece no campo de exploração animal. Já na agricultura predominam os cultivos de cana-de-açúcar.
A cidade conta com diversas faculdades e universidades. A Universidade de São Paulo, inclusive, possui um câmpus no município.
Entre os parques que existem em Ribeirão Preto está o Municipal do Morro do São Bento, que abriga o Bosque e Zoológico Fábio Barreto.
Na área cultural há vários atrativos. Um deles é o Complexo dos Museus Municipais de Ribeirão Preto formado pelo Museu Histórico e de Ordem Geral Plínio Travassos dos Santos, pelo Museu do Café Francisco Schmidt, pelo Jardim Botânico Municipal e pela Biblioteca e Centro de Documentação “José Pedro Miranda”, localizados no câmpus da USP.
No município também funciona o Museu da Imagem e do Som “José da Silva Bueno”, criado em 1978, além doMuseu de Arte.
Outros espaços culturais são o Theatro D. Pedro II e o Teatro de Arena. Em Ribeirão Preto, ainda há o Instituto do Livro, que tem o objetivo principal de incentivar a leitura e a formação cultural, e promove anualmente a “Feira do Livro de Ribeirão”, evento que conta com a presença de diversos escritores, além de apresentações musicais.
Para saber mais:
http://www.ibge.gov.br/cidadesat/painel/painel.php?codmun=354340
http://www.seade.gov.br/produtos/perfil/perfilMunEstado.php
http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br
.: Rede-SANS Local
.: Leis Municipais
.: Conselhos
.: Ribeirão Preto nas Metas do Milênio
.: Dividindo Experiências
.: Planejamento das Ações do Município