Segurança Alimentar é tema de Oficina e Seminário em Rio Claro-SP; região tem 90 municípios

A cidade de Rio Claro-SP recebe no próximo dia 12/05, das 9h às 17h, o 1º Seminário e Oficina de Segurança Alimentar e Nutricional da Regional de Campinas. O evento será realizado no auditório da Faculdade Asser e é uma parceria do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA-SP) com a Rede SANS.

DSC01659

Oficina de fortalecimento do SISAN realizada em Taquaritinga-SP (Foto: Solon Neto)

Ao longo do dia, diversos temas serão abordados. Entre eles, “Políticas Públicas do Estado de São Paulo para o fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN)”, “Sistema de Compras Públicas da Agricultura Familiar”, “Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social/PPAIS”,  e “Novo Guia Alimentar para a População Brasileira”.

Entre os palestrantes do seminário estão José Valverde Machado Filho, secretário executivo do CONSEA-SP; Michel Reche Beraldo, coordenador da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (CODEAGRO); Renata Vieira de Miranda Cunha;

Oficina de fortalecimento do SISAN

Após as atividades do seminário, uma oficina de fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) será realizada. A oficina tem como objetivo capacitar gestores e gestoras da área, da sociedade civil e do do governo para criar condições de adesão ao sistema.

Maria Rita Marques de Oliveira é coordenadora da Rede SANS, além de professora da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, a UNESP. Juntas, as intituições trabalham ao lado do governo federal para a implementação do SISAN nas cidades paulistas. Para ela, a atividade é importante, pois “As oficinas colocam em discussão as vantagens para o município da adesão ao SISAN e introduzem os principais passos para isso”.

IMG_5306

Profª Drª Maria Rita Marques de Oliveira, pesquisadora e coordenadora da Rede SANS durante entrevista em Barretos-SP, em Junho de 2016 (Foto: Solon Neto)

Para entrar no SISAN, é necessário que o município tenha um conselho municipal de segurança alimentar ativo, além da formação de uma Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar (CAISAN). Com isso, o município pode se juntar ao SISAN através do governo federal e estadual, ou pelo site de adesão ao sistema, o AdeSAN.

Ao lado dos seminários do CONSEA-SP, essas oficinas foram realizadas em Taquaritinga-SP e Sorocaba-SP, em 2016. No mesmo ano, a Rede Sans já realizou discussões com municípios de todas as regiões do Estado de São Paulo.

CRSANs

O Conselho Regional de Segurança Alimentar e Nutricional (CRSAN) é um órgão com 1 terço de representantes do governo e 2 terços da sociedade civil. São Paulo tem 16 CRSANs, correspondente às regiões do estado, e todo município pode participar da organização de sua região. A CRSAN de Campinas é a segunda região com mais municípios do Estado, e tem 90 municípios em sua área.

Regiões Administrativas de Sâo Paulo servem de base para para as Comissões Regionais de Segurança Alimentar atuarem. Cada região receberá uma oficina de fortalecimento do SISAN

Regiões Administrativas de Sâo Paulo servem de base para para as Comissões Regionais de Segurança Alimentar atuarem. Cada região receberá uma oficina de fortalecimento do SISAN

Serviço:

Local: Auditório da Faculdade Asser.
Data e Horário: 12/05, das 9h às 17h.
Endereço: Rua 7, nº 1193, Centro – Rio Claro-SP
Inscrições: http://www.consea.sp.gov.br
Investimento: Evento gratuito.

Texto, Fotos e Edição de Imagem: Solon Neto