A abobrinha é originária no continente americano; no Brasil há dois tipos mais comuns no mercado: a abobrinha brasileira ou menina e a italiana. São muitas as variações de preparações com abobrinhas. É um fruto de fácil digestão, e mais acessível por seu baixo custo, além de ser fonte de vitaminas do complexo B e possui poucas calorias.
Receita do Interanutri enviada pela Lilian Mara de Miranda da cidade de Capão Bonito
Apesar de ser um prato bem simples, essa receita me faz lembrar as tardes na casa de minha avó paterna. Quando sobrava abobrinha refogada do almoço, a tarde ela sempre nos fazia uma deliciosa torta. Que saudades!!!
.:Ingredientes
Massa:
1 xícara e meia de chá de leite
3 ovos
½ xícara de chá de óleo
3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento
2 colheres de sopa de salsa picada
1 colher de sopa rasa de sal
1 colher de açafrão ou colorífico
Recheio:
2 dentes de alhos picados
1 cebola picada
1 fio de óleo
1 caldo de legumes
2 tomates picados
3 colheres de sopa de cheiro verde picado
3 abobrinhas médias processadas ou picadas
Sal a gosto
Preparo
Inicie refogando o recheio deixando dourar o alho e cebola, em seguida os tomates, salsinha e caldo de galinha e depois a abobrinha; deixe a água da abobrinha secar e reserve. Bata no liquidificador o leite e ovos; junte então o óleo e o queijo e bata mais um pouco. Adicione aos poucos a farinha e o fermento e misture a salsa sem bater. Pré aqueça o forno. Unte uma forma ou refratário próprio para o forno e despeje metade da massa, em seguida distribua o recheio sobre a massa uniformemente. Despeje a outra metade na massa e finalize polvilhando queijo ralado por cima. Deixe no forno a 200º C por 30 a 40 minutos ou até dourar.
Rendimento: 8 porções.