Originário do Japão, onde é cultivado há pelo menos 7 mil anos, o arroz é presença marcante no quotidiano do povo asiático. Em muitas culturas o arroz tem significado simbólico em casamentos, velórios, festas típicas, e nascimentos. O arroz é um cereal cultivado em terras alagadas consumido em larga escala no mundo inteiro, sendo o principal alimento para mais da metade da população mundial. Existem muitas variedades do arroz, como o arroz branco, selvagem, arbóreo, preto entre outros. O produto pode ser adquirido na forma integral, polido, parbolizado, ou mesmo pronto para o consumo.Este cereal constitui-se em fonte de energia, com alto teor de amido, fornecendo também proteínas, lipídeos, vitaminas e minerais.
A receita de arroz colorido foi enviada para o Interanutri pela Mariana de Oliveira, do município de Botucatu. A receita além de muito nutritiva é também muito agradável aos olhos!
.: Ingredientes:
3 xícaras das de chá de arroz branco
1 beterraba pequena
1 cenoura
1 xícara das de chá de folhas verde (espinafre, folhas de brócolis, couve, etc..)
Sal a gosto
500 mL de água
3 dentes de alho
½ cebola
1 ½ colher das de sopa de óleo de soja
Modo de preparo:
Em uma panela, refogue no óleo o alho e a cebola picados. Adicione o arroz na panela, refogue, adicione a água e cozinhe por 20-30 minutos.
Divida o arroz em quatro partes e as reserve.
Cozinhe a beterraba, a cenoura e as folhas verdes em panelas separadas.
Bata de cada vez no liquidificador cada um deles e separe. Junte cada parte do arroz com os vegetais cozidos batidos. Reserve uma das partes do arroz branco. Em recipientes separados junte uma porção de arroz branco com a beterraba batida, outra com a cenoura batida e outra com as folhas verdes batidas. Desta maneira ficaremos com 4 cores de arroz (branco, vermelho, laranja e verde).
Finalize colocando em uma forma as porções de arroz uma sobre a outra, servindo e decorando de acordo com sua preferência!
Rendimento: 6 porções* de 125g (uma porção corresponde a 4 colheres de sopa).
* = as porções foram baseadas no Guia Alimentar da População Brasileira