Óleos e Gorduras

ÓLEOS E GORDURAS: Cautela ao consumo óleos e gorduras, é preciso reduzir o consumo. Não consuma mais que uma porção ao dia de óleos vegetais, azeite ou margarina sem ácidos graxos trans.

Óleos e gorduras são extraídos de alimentos vegetais e animais. Na classificação culinária, óleo costuma ser a designação para a gordura origem vegetal e gordura a designação para aquelas de origem animal. Mas isso nem sempre, a gordura do coco, por exemplo, é de origem vegetal. O que difere óleo das outras gorduras é sua consistência liquida em temperatura ambiente. Seja óleo, seja outro tipo de gordura, um grama dessas substâncias tem muito mais energia do que as proporcionadas por outros nutrientes, podendo contribuir para o aumento de peso de uma pessoa, caso sejam ingeridas sem controle.
As gorduras sólidas, além de elevado teor de energia, prejudicam o trabalho coração e o fluxo do sangue nas artérias.
As gorduras são altamente palatáveis, estando entre as principais substâncias que conferem aroma ao alimento. O cheiro de comida que se espalha pela cozinha e alcança quem estiver nas proximidades, aguçando o apetite por comida, ou que em algumas situações pode incomodar, é conferido por substância denominadas ácidos graxos, que são liberados dos óleos e gorduras no processo culinário. O aquecimento excessivo dos óleos e gorduras produz substâncias indesejáveis na alimentação.
Alimentos com excesso de gordura, além de contribuírem com a obesidade, costumam causar enjôo e mal estar.
No Brasil, o consumo de gordura pela população tem aumentado muito. Por essa razão, o Ministério da Saúde estabeleceu uma lei que controla a adição de gordura nos produtos industrializados. Assim, na hora de comprar, leia o rótulo com atenção e não leve para casa alimento com quantidade:
igual ou superior a 5 g de gordura saturada por 100 g de produto;
igual ou superior a 2,5 de gordura saturada por 100 ml de produto;
igual ou superior a 0,6 g de gordura trans por 100 g ou 100 ml de produto;
igual ou superior a 400 mg de sódio por 100 g ou 100 ml de produto.